Futuro da Internet começa a ser discutido hoje
A primeira reunião do Internet Government Forum (IGF) realiza-se hoje na Suíça. O órgão é um dos resultados da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada em Túnis (Tunísia), em Novembro passado. Foi criado a pedido do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, como uma resposta aos pedidos de vários países para que o controlo da Internet passe a adoptar uma política de diálogo internacional.
Actualmente, a Internet é controlada pela ICANN, subordinada ao Departamento de Comércio dos EUA. Em última instância, o controlo da Internet, pelo menos sobre políticas primárias e criação dos domínios de primeiro nível, fica sob a decisão dos Estados Unidos.
Durante a reunião em Túnis, era esperado um amplo debate sobre este controlo unilateral. Apesar de apoiado também pela União Europeia, ele acabou sendo sumário, e, já no primeiro dia do encontro, os EUA mantiveram esta posição. A contrapartida foi aceitar continuar a ouvir os demais países e órgãos ligados à rede.
O primeiro encontro do IGF acontecerá na sede das Nações Unidas em Genebra (Suíça). Uma nova reunião deve acontecer no segundo semestre, na Grécia. Nesses encontros, serão definidos a natureza do grupo e quais as suas prioridades.
Os integrantes não serão apenas membros de governos do mundo, mas também órgãos e empresas ligadas à Internet, o que pode criar várias discussões internas diante de posições divergentes em tópicos como liberdade de expressão. Por mais que as decisões não se transformem em acções imediatas pelo ICANN, estas devem carregar um enorme peso sobre o futuro da Internet.
Fonte: Exame Informática