Graças à Million Dollar Homepage, Alex Tew fez a primeira fortuna com a venda de pixéis.No passado mês de Agosto, preparava-se para se matricular na Universidade de Nottingham e precisava de conseguir algum dinheiro. Fazendo jus ao ditado «a necessidade aguça o engenho», o jovem britânico teve uma ideia insólita: vender pixéis na sua página web. Se melhor pensou, melhor o fez, e, em apenas algumas semanas, está prestes a conseguir o seu primeiro milhão de dólares (cerca de 843.000 euros). Com apenas 21 anos, Alex Pew promete tornar-se «o primeiro milionário do pixéis», sendo já autor de uma ideia que é um dos case studies estudados nas pós-graduações da sua universidade e o seu aluno mais famoso. Na passada quinta-feira, tinha vendido 943 mil blocos de pixéis na sua página, faltando-lhe 56.700 para atingir os seus objectivos. Com os espaços publicitários a venderem-se a uma média de 7.500 por dia, o autor do negócio estima, que em três semanas, a sua página tenha «lotação esgotada».
O modelo de negócio é simples, embora, à primeira vista, pareça absurdo.
Alex Pew começou por dividir a sua página num milhão de pixéis, decidindo depois vendê-los em blocos com o mínimo de 100 pixéis (10x10), a um dólar o pixel. Contas feitas, quando o espaço publicitário estiver todo vendido, ele terá facturado um milhão de dólares. A página ficará então «congelada» no tempo, durante pelo menos cinco anos, como se fosse «um pedaço da história da internet, um retrato dos nossos dias», garante o estudante.
Os seus primeiros clientes foram amigos e familiares, mas a auto-promoção e o «passa a palavra» em fóruns de discussão, blogues e via e-mail, ajudaram a tornar o projecto conhecido. Não demorou muito até que a página despertasse o interesse de empresários, trabalhadores independentes e artistas.
Hoje, o site parece um quebra-cabeças ou uma manta de retalhos, tal é a quantidade de ícones em miniatura que ali se pode encontrar. Mas quem anuncia garante que o investimento é seguro. O blogue I4U adquiriu um espaço de 200 pixéis, em Setembro último, e garante que as visitas que conseguiu compensaram largamente o investimento. Em apenas 2 dias, receberam 1.500 cliques a partir da página, que é visitada em média por 600.000 utilizadores únicos por dia.
Million Dollar Homepage
This entry was posted
on quarta-feira, janeiro 04, 2006 at 10:13.
You can skip to the end and leave a response.