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Comunicação e Novas Tecnologias

Google trava BMW


A BMW foi acusada de tentar manipular os resultados de pesquisa no Google. Como consequência, o acesso ao site oficial da fabricante alemã através do motor de busca foi temporariamente suspenso.

A Google suspendeu temporiamente o acesso ao site da BMW através do motor de busca, acusando o construtor germânico de tentar manipular os resultados da pesquisa, através de páginas “doorway”.

Estes sites, criados especificamente para motores de busca, são usados para melhorar a classificação (”page rank”) de páginas web, de forma a que apareçam nos primeiros resultados da pesquisa. A estes sites são associadas palavras-chave, que, quando pesquisadas, redireccionam os cibernautas para uma determinada página, neste caso a BMW.de. A BMW admitiu que utilizava este esquema, facilmente detectável, mas negou a acusação de que pretendia manipular os resultados. Segundo um porta-voz da empresa, as páginas foram criadas unicamente com o objectivo de redireccionar para o portal os utilizadores interessados em temas relacionados com a BMW.
A marca justificou esta opção com o argumento de que algumas das secções do site oficial são baseadas em liguagem Java, o que alegadamente estaria a penalizar os resultados na pesquisa.

Entretanto, a situação já foi normalizada e o site da BMW foi novamente indexado no motor de busca.

A posição da Google é de total condenação pela prática, que considera prejudicar a qualidade da pesquisa. Por esta razão, a criação de páginas “doorway” continuará a ser motivo de suspensão temporária ou permanente dos sites para os quais os cibernautas são redireccionados, anunciou a empresa.

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