A Seagate, maior fabricante mundial de discos rígidos, lançou esta quarta-feira uma nova unidade com capacidade recorde: 750 gigabytes (GB), ou seja mais 50 por cento do anterior máximo (500 GB).
A empresa californiana está a comercializar, desde 26 de Abril, o novo disco da série Barracuda, com a designação 7200.10. Trata-se de uma unidade interna para desktops, iniciando-se na próxima semana a distribuição das unidades externas.
A empresa já anunciou que estas unidades externas vão ser vendidas a 559 dólares (cerca de 450 euros). Em breve, a Seagate tenciona lançar versões para gravadores de DVD. Para os consumidores, o novo disco rígido significa ainda mais espaço para armazenar filmes, fotos, jogos, aplicações e músicas.
Segundo os especialistas, os discos podem conter cerca de 375 horas de gravação vídeo, 75 horas de vídeo de alta definição ou mais de 10.000 CD's de música convertidos em mp3. Para conseguir este salto em termos de capacidade dos discos rígidos, a Seagate utilizou uma tecnologia nova, chamada "gravação perpendicular", na qual a densidade do disco é aumentada graças ao alinhamento vertical dos bits em vez do alinhamento horizontal.
Este sistema, já utilizado por outras empresas como a Hitachi, tem ainda a vantagem de implicar menos partes móveis, reduzindo os riscos de problemas de funcionamento. A linha Barracuda 7200.10 é o quinto lançamento da marca a usar esta tecnologia. Segundo anunciou um responsável da Seagate, o próximo passo será a produção de discos rígidos com um Terabyte (1000 GB) de capacidade, o que deverá acontecer brevemente.
Fonte: Tech World