Biochip ajuda a tratar doenças intestinais crónicas
A Progenika Biopharma, empresa de biotecnologia Basca, criou um biochip que promete melhorar a qualidade de vida de quem sofre de Doença de Crohn ou de Colite Ulcerativa, duas patologias intestinais crónicas que afectam muitos adultos e crianças.
A eficácia deste chip de ADN, denominado IBD (Inflamatory Bowel Disease DNA Chip), foi comprovada através de um estudo realizado em 579 doentes - destes 335 sofriam de Doença de Crohn e 244 de Colite Ulcerosa - em quatro instituições hospitalares de Barcelona, Oviedo, Santiago de Compostela e Saragoça.
Os resultados positivos garantiram a obtenção de um certificado da UE que autoriza a sua comercialização junto dos especialistas e dos hospitais.
Com este biochip, os gastroenterologistas conseguem obter informações muito valiosas para definir o tratamento e até prever com precisão a forma como a patologia se vai desenvolver, asseguram os seus promotores.
Desta forma, poder-se-à evitar acções terapêuticas de prevenção, por vezes muito agressivas, que passam a ser desnecessárias, garantem os responsáveis da Progenika.
Fonte: Ciberia