Falha de segurança expõe utilizadores do Windows
O analista Mark Loveless, do Vernier Threat Labs, apresentou uma nova falha de segurança relacionada com as ligações wireless e que utilizam os sistemas operativos Windows. Esta revelação foi feita na conferencia de hackers ShmooCon 2006, que se realizou durante a última semana nos Estados Unidos (em Washington).
Num documento publicado por Loveless, a falha é identificada e classificada como grave e, segundo o autor do documento, que assina Simple Nomad, foi testada durante viagens efectuadas de avião.
O problema ocorre somente em portáteis com o Windows XP ou o Windows 2000, sem qualquer protecção firewall e que possuem ligações wireless embutidas de origem.
Quando o aparelho é ligado, o sistema operativo faz imediatamente a procura de qualquer ligação wireless que esteja disponível.
Se não encontrar nenhuma ligação , então o Windows vai criar um endereço local para conexão ad-hoc (que permite ligar pc a pc directamente, sem passar pela internet) para se ligar a outras maquinas que estejam próximas.
Este endereço então é transmitido para outros portáteis que estejam nas proximidades, caso o utilizador esteja num aeroporto ou café com cobertura wireless, por exemplo.
Fonte: IDG Now