Google Base

Os responsáveis por classificar a informação na Internet demoram normalmente dias ou semanas a aceder à rede para actualizar a informação do motor de busca principal do Google, mas o Google Base disponibiliza formas de inserção de dados mais imediatas. A mais fácil destina-se a utilizadores comuns ou proprietários de pequenas páginas Web, que podem fazê-lo através do próprio interface do novo serviço.
O Base poderá localizar, de forma quase instantânea, qualquer informação guardada, sempre e quando os utilizadores estejam dispostos a proporcioná-la.
Os interessados poderão igualmente descrever a informação guardada mediante palavras-chave, tornando mais fiáveis as buscas e os filtros de informação. Não se sabe o que o Google pretende fazer com toda a informação acumulada, embora inicialmente a empresa tenha referido que o objectivo principal do Google Base seria o de analisar e melhorar a forma como se recolhe e organiza essa informação. De qualquer modo, está definido que os resultados do novo serviço poderão, em breve, ser combinados com os resultados do Google, com o Google Maps e com o Froogle.com. Mediante informação veiculada no próprio blog da empresa, o Google Base conta já com alguns parceiros como é o caso do CollegeBoard.com, do World Resources Institute ou da CareerBuilder.com.