IBM prevê aumento de pirataria para 2006
O relatório elaborado pela Global Security Intelligence da IBM alerta, no entanto, para uma crescente diversidade de ataques, o que permite concluir que os perigos da Internet já não se resumem à simples intrusão ou aos vírus.
Os investigadores da IBM acrescentam que, através das detenções verificadas nos EUA, é possível constatar uma crescente conexão entre piratas e mundo do crime organizado, que aproveita as novas ferramentas tecnológicas para a extorsão de dinheiro a empresas e indivíduos.
Esta forma de actuação surge como reacção à crescente adesão a sistemas de segurança, que limitam os efeitos de vírus e spam, mas que incitam os criminosos a procurar “armas” mais sofisticadas.
A unidade de segurança da IBM alerta para o facto de os cibercriminosos apostarem cada vez mais na vertente pessoal dos sistemas de segurança das empresas, por norma mais instáveis que o software ou o hardware que protege as redes informáticas.
Entre as tendências identificadas pela IBM para 2006 encontra-se a globalização do cibercrime, o desenvolvimento de redes de botnets mais sofisticadas, a partilha de ferramentas entre piratas e a migração de ataques para as redes móveis.
No que toca a 2005, a IBM lembra que se registou um crescimento nos ataques dirigidos por e-mail, e também do phishing.
Pelo contrário, o número de vírus decresceu em 2005, mas a conjugação de ferramentas de malware não parou de aumentar.
Fonte: Exame Informática