Red Hat anuncia Linux para novos Mac's
A Red Hat, desenvolvedora de uma versão de Linux amplamente usada em todo o mundo, anunciou que está a preparar uma versão do seu sistema operativo para os novos computadores da Apple com chips Intel.
Como o núcleo de processamento do sistema operativo da Apple é baseado em Unix, isso poderá facilitar a transição. Além disso, a distribuição Fedora e outras versões de Linux já davam suporte à arquitectura dos chips PowerPC (usados anteriormente nos pc's da Apple).
Só que este processo não vai ser muito fácil. A Red Hat precisa de, por exemplo, adaptar o seu sistema para a plataforma EFI (Extensible Firmware Interface), um novo tipo de BIOS que está a ser usado pela Intel e que ainda não é muito conhecido no mercado.
A empresa não divulgou quando irá dispor de uma versão de Linux para correr nos novos Mac's, mas sabe-se que o anúncio gerou expectativas entre os utilizadores: um computador com Linux e o Apple OS X ao mesmo tempo poderia ter acesso a um grande universo de aplicações, entre elas até mesmo softwares para Windows, graças aos emuladores presentes nas duas plataformas.
Fonte: News.com