WiMax Forum certifica quatro primeiros produtos
O WiMax Forum colocou quatro selos de aprovação em produtos que usam a nova tecnologia de banda larga sem fio.
O anúncio acabou com as especulações de que mudanças no padrão atrasariam novamente a certificação dos primeiros produtos, prolongando a confusão gerada por produtos não homologados (pré-WiMax). A forma inicial da tecnologia, baseada no padrão IEEE 802.16-2004, é desenhada como uma alternativa a serviços de banda larga, como DSL (Digital Subscriber Line) e cabo para residências e empresas.
Neste modelo, a tecnologia oferece no mínimo 1 Mbit/s de banda por utilizador. A outra versão do WiMax, com certificação prevista até o final do ano, vai permitir a mobilidade. As primeiras certificações de WiMax chegam depois de um longo período de prazos não cumpridos sobre o início das aprovações.
Em novembro, um conjunto de esclarecimentos de última hora em relação ao padrão 802.16-2004 fizeram com que o WiMax Forum adiasse a previsão de aprovações do final do ano passado para este ano. Mas o grupo conseguiu cumprir a meta estabelecida no início deste mês de fazer as primeiras aprovações durante o evento Wireless Communications Association (WCA) International Symposium & Business Expo, na Califórnia.
Os quatro produtos foram certificados conforme os padrões IEEE 802.16-2004 e do European Telecommunications Standards Institute HiperMAN, e têm interoperabilidade entre si. Foram certificadas as estação base PacketMax 5000, da Aperto Networks, e RedMax AN-100U, da Redline Communications, o design de referência de estação base SQN2010, da Sequans Communications, e o design referência de equipamento para consumo miniMax, da Wavesat.
Os produtos da Aperto e da Redline são sistemas completos à venda para prestadores de serviços, enquanto os equipamentos da Sequans e Wavesat são amostras baseadas nos chips fabricados pelos dois fornecedores.
Todos os produtos aprovados usam a frequência de rádio de 3.5GHz, que hoje está à disposição dos operadores em muitos países.