Primeiras Drives Holográficas
A empresa InPhase Technologies, especializada em armazenamento holográfico de dados, bateu o recorde de densidade de dados gravados, conseguiu armazenar 515 Gigabits de dados numa polegada quadrada.
Tal número apresentado desta maneira é apenas uma forma de se ter um padrão comparativo, pois o conceito de gravar dados holograficamente representa um salto em relação à abordagem convencional, já que as informações ficam armazenadas em unidades de volume, em vez de simplesmente em superfícies bidimensionais.
Para se ter uma idéia, a densidade obtida com os tradicionais discos magnéticos é da ordem de 300 Gigabits por polegada quadrada.
A descoberta veio em boa altura, pois a curva de aumento das densidades de gravação de dados no formato actual já estava perto do limite estabelecido pelo fenômeno super-paramagnético.
A InPhase lançará ainda em 2006 a primeira drive e suportes holográficos, sendo que a primeira geração de dispositivos será composta de drives de 300 GB num único disco, com taxa de transferência de 23 MB/s.
Os próximos lançamentos já serão da nova família de drives, com capacidade entre 800 GB e 1,6 TB (Terabytes).
Será alto o impacto destas novas altas densidades de armazenamento para o utilizador. Para os cenéfilos, por exemplo, um único disco holográfico será capaz de armazenar o equivalente a 106 filmes em DVD. Para o sector das Tecnologias da Informação, que enfrenta o desafio de arquivar milhões de mensagens de correio eletrônico, as altas densidades de gravação significarão economia de espaço, tempo e energia.
Por questões de custo, os primeiros modelos de drives holográficos utilizarão apenas lasers vermelhos, deixando os azuis e verdes para etapas subsequentes do desenvolvimento.
Fonte: physorg