Quaero, o motor de busca europeu
Quaero, significa "buscar" em latim. O nome é apropriado para este projecto ambicioso que consistiu em criar um motor de busca para competir com o Google, Yahoo e MSN. Será lançado ainda este mês.
O site de busca é um projecto da AII (Agência para a Inovação Industrial). Este projecto tem como objectivo tentar acabar com a hegemonia do Google, Yahoo e Msn nos motores de busca e foi anunciado em Abril de 2005 pelo presidente francês, Jacques Chirac, durante uma reunião entre ministros da França e da Alemanha.
O vice-presidente do grupo Thomson e chefe do projecto, Jean-Luc Moullet, informou que a AII apresentará o Quaero ainda este mês. O Thomson é um dos principais proprietários de licenças de tecnologias que possibilitam a compressão digital de imagem, principalmente os conhecidos Mpeg2 e Mpeg4, que permitem armazenar conteúdo audiovisual em pouco espaço.
O Quaero promete facilitar não só as buscas de páginas, mas também de imagens, vídeos e áudio na internet.O motor de pesquisa europeu aposta em técnicas de indexação das páginas, melhorias nos robôs, transcrição e tradução automática de documentos audiovisuais em vários idiomas. Devido ao grande número de idiomas e dialetos na Europa o Quaero será forte na tradução. Os documentos audiovisuais terão facilidades em diversos idiomas, é o que promete a empresa.
Autoridades francesas e alemãs informaram que também irão promover uma biblioteca multimédia europeia, iniciativa anunciada enquanto o Google decidiu interromper o projecto de digitalizar 15 milhões de livros, devido às críticas sobre direitos de autor.O Google alcançou no mercado de acções um valor de 130 biliões de dólares, o que o situa no mesmo nível da gigante tecnológica IBM e atrás de outros dois impérios do mundo da informática: Microsoft e Intel. A companhia registrou uma receita em 2004 de 3,2 biliões de dólares.
Outro país que deseja dominar o mercado dos motores de busca na internet é o Japão. O arquipélago anunciou um projecto para desenvolver um mecanismo de busca nacional, que será apoiado por empresas como Fujitsu, Nec e Matsushita, e que pretende concorrer com Google, Yahoo e MSN.
Além do Thomson, o Quaero conta também com o apoio de empresas de tecnologia, como Deutsche Telekom e France Télécom, além de institutos de busca e provedores de conteúdo.